Alunos do ensino médio desenvolvem produto para solucionar espaços desorganizados

Projeto foi elaborado durante atividades da miniempresa da Junior Achievement RS no Colégio Província de São Pedro, em Porto Alegre (RS)

Um suporte multiuso e capaz de se adaptar para celulares, tablets e livros, que possibilita a organização do ambiente de trabalho e a melhor disposição dos equipamentos para leitura. Esse é o objetivo do Lifter, produto desenvolvido pelos alunos do 1° ano do Colégio Província de São Pedro. No projeto, orientado pela Junior Achievement RS, os estudantes montam uma miniempresa e constroem os produtos, que são vendidos em feiras e na escola.

- A nossa empresa se chama Lifty e pensamos em organizar nossos espaços de trabalho, que estão cada dia mais bagunçados. O Lifter é uma solução para isso e tem muitas utilidades. Participar da miniempresa é bem desafiador, pois passamos por experiências inéditas, abrindo uma organização de verdade. É uma oportunidade de entender como funciona todo esse processo – relata o presidente da Lifty e aluno do 1° ano do Ensino Médio, Felipe Oliveira, que pensa em trabalhar com informática e tecnologia no futuro.

Diretora de Recursos Humanos da Lifty, Laís Travi está motivada pela atividade dentro da miniempresa. A estudante ainda não sabe qual área quer seguir profissionalmente no futuro, mas tem certeza de que o projeto da Junior Achievement RS é muito lúdico, mostrando as diversas possibilidades que existem dentro de uma empresa.

- A experiência de participar da miniempresa é única. Sentimos na pele o que é ter uma empresa e as dificuldades encontradas em todos os setores. É um mundo desconhecido que se abre para nós, e acho bem interessante conciliar esse trabalho com os estudos. Aqui no Colégio Província, uma escola diferente e tecnológica, não estamos acostumados com sistemas muito tradicionais. Por isso é um desafio fazer com que o trabalho seja feito de maneira convencional e ainda ser divertido – salienta Laís Travi.

A empresa participou da feira realizada no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre (RS), e vendeu aproximadamente cem unidades dos produtos, surpreendendo os alunos.

- A feira foi muito boa, vendemos praticamente todo nosso estoque. Nosso produto fez sucesso no evento e ficamos muito contentes – finaliza a diretora de RH.

O lifter pequeno custa R$ 15,00 e o grande é vendido por R$ 20,00. Quem comprar os dois tamanhos ganha um desconto e o produto fica R$ 30,00. Para conhecer os produtos e os alunos participantes da Lifty S.A/E, basta acessar a página homônima no Facebook. O projeto encerra no dia 2 de agosto, em uma cerimônia de formatura. Outras informações podem ser obtidas no site jabrasil.org.br/jars.