Atividade transforma a sala de aula em Monte Olimpo no Colégio Província

Alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental viveram um dia de deuses na Grécia Antiga

Aprender sobre os deuses e a mitologia grega fascina e empolga os alunos. Porém, essas histórias podem ser complexas e de difícil entendimento para os pequenos. Para explicar de maneira mais lúdica, as professoras do 3° ano do Ensino Fundamental do Colégio Província de São Pedro, Márcia Lima e Renata Schebella, utilizam uma didática diferenciada, organizando uma aula intitulada “Tarde dos Deuses”.

– Os alunos aprendem sobre a Grécia Antiga de uma maneira divertida. Eles praticamente encarnam o personagem, pois estão vestidos como deuses e ainda apresentam seus personagens para os colegas em uma oratória. Esse processo torna a aprendizagem mais leve – avalia a professora Márcia Lima, da turma 30.

Outro valor fundamental para o aprendizado é a vivência que cada aluno tem com a experiência. Antes de se apresentarem ao grupo, cada um faz uma pesquisa aprofundada envolvendo, também, pais e familiares no projeto.

– O evento é o ápice da aprendizagem, pois eles estão com todos os detalhes sobre os deuses na ponta da língua, apresentando o poder e a família de cada deus – destaca a professora da turma 31, Renata Schebella.

Mãe da Maria Eduarda, de oito anos, Sílvia Manfrin tirou muitas fotos da filha e dos colegas vestidos de deuses na sala de aula.

– Essa atividade é muito interessante. É uma forma lúdica de ver como era naquele tempo e entender qual deus fazia o quê. A Maria Eduarda gostou tanto de aprender sobre isso, que foi atrás, leu um livro que temos em casa sobre mitologia grega. É uma forma fácil de aprender sobre o assunto e fascinar os alunos – relata.

A pequena representou a deusa Artemis.

– Essa é a deusa que protege as grávidas. Tinha o poder da caça, dos animais e da lua. Gostei muito de aprender sobre ela e sobre a mitologia – afirma Maria Eduarda Manfrin.

A mãe da aluna Bárbara, Janete Carrion, estava empolgada com a atividade realizada em sala de aula. A filha apresentou a deusa Perséfone.

– É uma aula muito importante e um jeito interessante de aprender sobre culturas. Além disso, desenvolve o desejo de conhecer lugares diferentes e culturas que não estão no nosso dia a dia – elogia Janete Carrion.

Com suco de uva, frutas e bolos, os alunos brindaram e comemoraram a Grécia Antiga e os poderes dos deuses estudados. A atividade aconteceu na tarde de sexta-feira (09/06).