Ensino Fundamental I – II

Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

O início de novos desafios e descobertas.
Abrindo as portas para o mundo.

No Província de São Pedro, as aulas são organizadas de forma que a criança se sinta à vontade para enfrentar esse importante momento em sua formação: o ingresso no Ensino Fundamental. Os alunos são atendidos individualmente ou em pequenos grupos, respeitando o ritmo de cada um em seu processo de aprendizagem.

Estimula-se o potencial criativo, a leitura, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e o respeito pela natureza. A principal característica desta fase é a capacidade de abstrair e desenvolver raciocínios sobre aquilo que o aluno já conheceu concretamente na Educação Infantil.

Além dos componentes curriculares formais, a escola oferece aulas de Língua Espanhola, Língua Inglesa, Educação Física, Música e, ainda, a possibilidade de optar pelo ensino de Língua e Cultura Alemã que, assim, passará a integrar o histórico escolar do aluno.

Ensino Fundamental II (6º ao 8º ano)

Consolidando o raciocínio lógico e abstrato

Nos anos finais do Ensino Fundamental é o momento em que o aluno, instigado pelo desejo de aprender, desenvolve a clareza do pensamento, a formação de atitudes e princípios, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. A organização das salas e o planejamento das aulas são direcionados para atividades que contribuam para o desenvolvimento da autonomia, da análise, do raciocínio com hipóteses e da evolução do pensamento.

A estrutura curricular fica mais densa e a carga horária maior, com 30 horas de aula semanais, entre elas cinco períodos de Matemática, quatro de Língua Inglesa, um de Língua Espanhola, dois períodos de História do Brasil, dois de História Geral, e, ainda, cinco períodos de Português, somando-se a todos os outros componentes da Base Curricular oferecida pela escola.