Imersão na cultura alemã

Primeira semana de abril tem atividades culturais no Colégio Província de São Pedro e no Goethe Institut

A experiência cultural é um aspecto fundamental no aprendizado de um novo idioma, pois a linguagem também representa as características do seu país de origem. Desta forma, nos primeiros dias de abril, o Colégio Província participará da 2ª Semana da Língua Alemã, com atividades na escola e no Goethe Institut, através de uma iniciativa da embaixada da Alemanha em Porto Alegre. Nesse período, os alunos terão contato com o idioma através da música, cinema, teatro, oficinas e culinária.

Na quarta e quinta-feira (05 e 06/04), os alunos visitarão o Goethe Institut. No primeiro dia, o 3° ano do Ensino Fundamental do turno da manhã assistirá a uma sessão de cinema voltada para crianças. No dia seguinte, à tarde, será a vez de o Ensino Médio prestigiar uma peça teatral.

A troca de experiências é outro aspecto que essa atividade proporciona. Na sexta-feira (03/04), estudantes do Ensino Médio ensinarão alunos mais jovens a cantar uma música em alemão.

Encerrando a programação, na segunda-feira (10/04) pela manhã, haverá uma oficina de música na sala de Alemão, com a compositora, cantora e professora Martina Schwarz. Autora de livros didáticos sobre o aprendizado da língua alemã através de canções, ela realiza concertos com os alunos das escolas parceiras do projeto PASCH. Na ocasião, quinze alunos do 6° ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acompanhados por dois professores, também participarão da atividade.

A coordenadora de Alemão, Cintea Richter, comenta que durante esse período haverá reprodução de filmes e serão ofertados lanches típicos do país. Além disso, a professora reforça que o incentivo ao aprendizado da língua alemã ocorre de forma permanente no Província, com atividades desenvolvidas ao longo do ano.