Oficina incentiva o aprendizado da língua alemã através da música

Atividade possibilitou aos alunos a oportunidade de estar em contato com uma nativa e testar sua compreensão do idioma

A inserção da música no processo de aprendizagem de outro idioma oferece um aspecto lúdico importante, proporcionando maior liberdade ao aluno. Com esta proposta, aconteceu na manhã de segunda-feira (10/04) em nossa escola uma oficina com a professora, compositora e cantora Martina Schwarz. A atividade, que encerrou a programação da 2ª Semana da Língua Alemã, possibilitou, ainda, a oportunidade de os alunos testarem a sua compreensão do idioma germânico ao estarem em contato com uma nativa.

- Uma questão importante no processo de aprendizagem é o fato de treinar e repetir estruturas, o que é possível em uma música na qual as crianças fazem isto sem perceber, o que dá muito mais liberdade para que essa atividade não se torne algo chato. Ou seja, fica muito mais interessante aprender desta forma – afirmou a cantora.

A estudante do 6° ano, Maria Augusta Ricacheski Kersting, aprovou a iniciativa.

- Consegui compreender algumas coisas que ela falava, mas o mais legal foi ter uma nativa em contato com a gente. A oficina foi divertida e engraçada. Com certeza colaborou muito para o meu aprendizado – relatou a aluna.

A coordenadora de Alemão, Cintea Richter, afirmou que a 2° Semana da Língua Alemã proporcionou, de uma maneira descontraída, a oportunidade de incentivar o aprendizado dos estudantes.

- Durante esses dias, vimos filmes e peças teatrais. A visita ao Goethe Institut também foi muito legal, pois é um ambiente onde já somos recebidos por alguém que fala alemão. O encerramento das atividades, com essa oficina, teve uma proposta bem relevante, pois contamos com a presença de uma oficineira de renome. É muito legal ter ela aqui porque utilizamos o material dela nas aulas – comentou a professora.

O diretor de ensino do Goethe Institut Porto Alegre, Adrian Kissmann, destacou a parceria com o Colégio Província.

- Acredito que o importante é os alunos terem a sensação de que conseguem participar das atividades e, assim, sentem-se desafiados. A semana veio, também, para as instituições de ensino mostrarem o trabalho que desenvolvem, além de promover uma reflexão na comunidade escolar – apontou Kissmann.

A oficina contou, ainda, com a presença de quinze alunos do 6° ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A 2ª Semana da Língua Alemã é uma iniciativa da embaixada da Alemanha em Porto Alegre, em conjunto com as embaixadas da Áustria, Suíça, Bélgica e Luxemburgo, onde também o idioma germânico é falado. De acordo com o diretor do Goethe Institut, foram realizados mais de 250 eventos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.