Oratória dos deuses: mergulho na mitologia grega

Atividade incentiva a pesquisa e desenvolve a criatividade dos alunos e a capacidade de falar em público

Deusas e deuses gregos estiveram em nossa escola na última semana e deixaram importantes lições para os alunos. Uma atividade de oratória da turma 32, realizada no início do mês, incentivou os estudantes a conhecerem a mitologia de forma lúdica. A professora Fidélia Stoffels Manfrin explica que o objetivo é fazer com que os alunos vivenciem a história dos deuses gregos, tema que chama bastante atenção dos pequenos.

- Quando eles encenam o personagem, não esquecem nunca mais. As crianças, nesta idade, gostam de experiências diferenciadas e, quando temos a oportunidade, proporcionamos isto, pois assim eles compreendem melhor o conteúdo. Acredito, ainda, que a preparação deles, ao longo de duas semanas, é tão interessante quanto a apresentação, pois a família toda se envolve, e eles ficam curiosos para saber quem o colega representará – comenta a professora.

Os alunos Alexandre Monteiro Chequim Filho e Antônia Brandalise Antoniazzi afirmaram que foi muito mais divertido aprender desta forma.

- Pudemos experimentar como eram as coisas antigamente. Foi divertido aprender assim, pois descobrimos coisas muito diferentes, que nem pensávamos que existiram – comentaram os alunos.

Caracterizados com figurinos e acessórios, os alunos contaram aos colegas as histórias correspondentes ao deus e à deusa que representavam.