Robô do Colégio Província de São Pedro está em fase final de testes para evento nos EUA

Equipe vai participar da edição de 2017 do FIRST Robotics Competition, maior competição internacional de Robótica na área da educação

A preparação para edição de 2017 do FIRST Robotics Competition é intensa e o aprendizado marca a vida de cada um dos jovens participantes do projeto. Os alunos do Colégio Província de São Pedro já estão na fase final de treinamento e testes do robô. O evento ocorre entre o final de março e início de abril, nos Estados Unidos. Reunidos desde o final do mês de janeiro, os jovens, junto com o professor Vitor Barbieri, discutem conjuntamente o melhor planejamento para a competição.

- Neste período, conseguimos montar o robô em função das táticas que o grupo definiu. Vamos pegar as bolas no descarregador da quadra e lançá-las dentro do coletor. Além disso, conseguimos pegar a engrenagem e colocá-la na posição que precisamos, bem como adaptar o robô para pendurar-se ao final da partida. Essas são as três funções básicas da competição que optamos para garantir a melhor pontuação – comenta Barbieri.

Além do conhecimento específico nas áreas de robótica e engenharia, os alunos acabam percebendo, ao longo do processo, que a necessidade de conhecimento é inerente ao trabalho, conforme aponta o professor. Aprender a trabalhar em grupo, sabendo escutar as ideias de cada integrante e defender as suas percepções, também fazem parte do processo de aprendizagem.

Esta foi a primeira vez que o aluno do 1° Ano do Ensino Médio Lorenzo Bagatini teve a oportunidade de participar da montagem do robô.

- No ano passado, eu viajei e acompanhei a competição, mas agora estou ajudando na construção do robô. Este ano começamos a utilizar os pneumáticos que eu e o professor estávamos testando. Acredito que o que estou aprendendo aqui vai me auxiliar para as próximas edições, além do meu aprendizado em sala de aula – conta o jovem.

Já o estudante do 3° Ano do Ensino Médio, Rodrigo Costa, afirma que a atividade possibilitou o aprendizado de diversas tarefas.

- Aprendi a lidar com ferramentas, a programar e até entendi melhor alguns aspectos da mecânica. Esta é a terceira vez que participo. Vi que o jogo é complicado, mas estou confiante na nossa estratégia – afirma o aluno.

Com referência ao período das máquinas a vapor, o jogo conta com dois minutos e quinze segundos. Durante a partida, o robô precisa jogar as bolas na “caldeira” para gerar pressão, além de colocar cinco engrenagens na torre para acionar as hélices das máquinas e fazê-las voar.

O prazo final para envio do robô é terça-feira (21/02). A etapa Regional de Chicago ocorre nos dias 30 e 31 de março e 1° de abril, com onze partidas. A fase classificatória conta com três escolas enfrentando outras três. Esta é a 18ª vez que o #383 Team, do Colégio Província, participa da maior competição internacional de Robótica na área da educação, como é considerado o FIRST. Em 2001, 2002, 2010 e 2013 a escola gaúcha foi campeã.