Tarde cultural para ler, ouvir e falar alemão

Alunos cantaram músicas originais do país, conversaram e assistiram a um filme

308923_693018_colegio_provincia_musica_alema__28_O aprendizado de línguas estrangeiras é potencializado quando podemos conversar com pessoas que conhecem a língua. Também conseguimos desenvolver outro idioma mais facilmente com o auxílio de músicas e filmes no estudo. Pensando nisso e comemorando a “Semana da Língua Alemã”, a professora de Alemão do Colégio Província de São Pedro, Cintea Richter, promoveu, nessa segunda-feira (03/04), uma tarde de integração entre estudantes de turmas e idades diferentes. O destaque do encontro foi a apresentação musical da aluna Ana Luiza Jeckel Seabra Mendes, de dezesseis anos, bolsista de um intercâmbio na Alemanha em 2016.

Ana Luiza tocou violão e cantou a música “Lass uns gehen”, da banda alemã Revolverheld, com a participação de suas colegas Helena Ramires Maciel, Catharina Gonzales da Cunha e Daniela Pastl, que também estão no 3° ano do Ensino Médio. Após, as meninas ensinaram alguns trechos da canção aos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental que estudam a língua. No final da miniaula, supervisionada pela professora Cintea, todos ajudaram na apresentação e cantaram a música juntos.

- Foi uma experiência diferente e encantadora para todos os alunos. A Ana Luiza já cantou em festivais, mas ainda não tinha tido esse tipo de interação com o público como teve hoje. Já os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental podem usar as colegas como exemplo, pois elas estudam Alemão há muitos anos e agora conseguem cantar uma música nesse idioma. A intenção é que o encontro sirva como motivação, aprendizado e desafio, para que estudem ainda mais a língua – avalia Cintea Richter.

Aprendendo o idioma no Colégio Província desde pequena, Ana Luiza foi bolsista em um intercâmbio de três semanas na cidade de Hohebuch, em uma parceria da escola com o Projeto PASCH.

- Estudo Alemão no Província há nove anos. A viagem foi de muito aprendizado, e eu voltei ainda mais confiante para falar e trocar experiências com outras pessoas. Só tinha cantado na língua alemã no ano passado, quando participei de um projeto musical aqui na escola, que reuniu alunos do 2° e do 3° ano. Fora isso, cantei em português no festival que teve na escola – relata Ana Luiza Jeckel Seabra Mendes.

A “Semana da Língua Alemã” é comemorada em todo Brasil, com atividades que desenvolvem o aprendizado do idioma alemão. A iniciativa tem o apoio das embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça no país. O objetivo é despertar o interesse dos brasileiros para o idioma.

Na atividade do Colégio Província, os estudantes assistiram ao filme “O Senhor dos Ladrões”, que foi adaptado do livro “Herr der diebe”, da escritora alemã Cornelia Funke. Depois, foi servido pretzel, lanche tradicional do país europeu.